Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Capacitação de Professores em Rolandia - PR


Estão em pleno desenvolvimento as "Oficinas de Capacitação em Teatro do Oprimido", na cidade de Rolandia - PR. A Oficina está acontecendo aos sábados,(estamos no II encontro) das 8:00 ao 12:00, com cerca de 30 professores e se encerra dia 08 de maio. As oficinas estão acontecendo no CAC (Centro de Atendimento à Comunidade), Rua Santa Catarina, n° 600.
Retomando: Árvore do TO

Esta atividade, é uma parceria do Projeto "Teatro e Transformação Social - Teatro do Oprimido na Escola" com o projeto de extenção "Láboratório de Ensino, Extenção e Pesquisa de Sociologia"(LENPES). As oficinas de capacitação em Teatro do Oprimido, compõe a grade de atividades do "Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Básica", que além das oficinas de TO, também oferecem aos professores oficinas de Literatura de Cordel, Educação, Memória e Patrimônio Cultural, pedagogia de projetos, entre outras.

Exercício de Teatro-Imagem

O objetivo desta oficina de capacitação em Teatro do Oprimido é transferir para os professores meios de produção cultural, para que possam utilizá-los dentro e fora da sala de aula, utilizando a linguagem teatral para debater e discutir problemas cotidianos que afligem diretamente a realidade escolar e dos profissionais de educação.


Para além disso, as oficinas visam contribuir para com objetivos gerais dos LENPES que , entre os quais: auxiliar na instrumentalização dos Educadores, na elaboração e na criação de novas metodologias de ensino que favoreçam a desnaturalização dos fenômenos sociais.


Formação de Grupos Populares

Além das oficinas de capacitação de professores, o "Projeto Teatro e Transformação Social: Teatro do Oprimido Na Escola"atua em uma outra vertende: a formação de Grupos Populares de Teatro, formados alunos do ensino médio. Em rolandia, o Multiplicador Ton Joslin, está desenvolvendo uma oficina permanente no COl. Est. Francisco Vilanueva, com cerca de 10 adolescentes. Em Londrina, oficinas de formação de Grupos Populares de Teatro do Oprimido, no Col. Est. Polivante e Benjamim Constant estão previstas, ainda para o mes de abril; além de uma oficina no espçao da VIla Cultural Casa do Teatro do Oprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário