Pages

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Oficina de multiplicadores - FTO Londrina

A oficina de multiplicação ocorreu no Colégio Estadual Villaueva, dia 22/10/2009, com inicio as 08:40 da manha, atraso de quarenta minutos, com participação de 22 alunos entre 15 e 18 anos.
Oficineiros: Débora Oliveira e Ton Joslin.

A oficina começou com uma abordagem teórica, onde se tratou dos pressupostos teóricos-metodológicos do Teatro do Oprimido, assim como, seu surgimento e o papel da Fabrica de Teatro do Oprimido (FTO) no processo de divulgação e formação do método. Após essa introdução foi explicado aos alunos quais os objetivos do projeto Teatro do Oprimido nas escolas, patrocinado pela SETI a partir do projeto "universidade sem fronteiras".

Ao começar a aplicação dos jogos e exercícios nos atemos a explicar as cinco categorias que se dividem esses jogos.

_ 1ª Categoria: Cruz e circulo- Exercício importante para a visualização de como nosso corpo é mesmo mecanizado.

_ 2ª Categoria: Hipnotismo Colombiano- Foi percebido um entrosamento rápido do grupo nesse exercício, responderam muito bem ao exercício e procuraram movimentar bem o corpo. O exercicio foi interrompido na metade por questões burocráticas do colégio, mas não prejudicou muito, apenas desconcentrou o grupo um pouco.

_ 3ª Categoria: 1,2,3 de Bradford - Um pouco de euforia da turma, demoraram um pouco para conseguirem se concentrar, mas ao final conseguiram e o jogo atingiu seu objetivo.

_ 4ª Categoria: Floresta de Sons: Bom andamento, ao final desse exercício um dos participantes disse do medo de ficar de olho fechado, se abriu um pequeno debate de como a visão é um sentido predominante no ser humano.

_ Completar imagens: Muito proveitoso, na aplicação no exercício ouve uma grande receptividade por parte da turma, selecionamos três imagens para se conversar ao final e foi predominante as analises sobre conflitos familiares por parte do grupo.

_ Briga de Galos: Surpreendente os resultados desse jogo, mais uma vez se aflorou o âmbito das opressões familiares, e em alguns casos a cena se encerrou com a encenação brigas no braço e também morte por tiros.

Não foi possível avançar para a demonstração do teatro-fórum, pois o atraso no inicio da oficina acabou fazendo falta. Ás 12 horas badala o sinal e se encerra a oficina.

Ton Joslin

Nenhum comentário:

Postar um comentário