Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto Inicia suas atividades no CCEP Castaldi




O Projeto "Teatro e Transformação Social - Teatro do Oprimido nas Escolas", iniciou suas atividades, com um evento preparatório na "Semana de Humanidades" no CEEP Estadual Maria do Rósario Castaldi, no jardim Bandeirantes. O Evento foi uma realização do Projeto "Semanas de Sociologia para alunos e professores do Ensino Médio das Escolas Públicas da Rede Estadual de Londrina"; ligado ao Dep. de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.


apresentação da Peça de Teatro-Jornal "Valor de Troca"

O Projeto "Teatro e Tranformação Social - Teatro do Oprimido nas Escolas" é vinculado ao subprograma "Diálogos Culturais" que compõe o Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, (SETI) que é hoje, em investimento financeiro e capital humano a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Estado do Paraná, trabalham em centenas de projetos, presentes hoje, em mais de 200 municípios.



Estudantes assistindo a apresentação

Na Semana de Humanidades, os estagiários e a equipe pedágogica do Projeto Teatro do Oprimido nas Escolas, realizaram 6 palestras, sobre arte, comunicação e sociedade, além de 1 oficina de Teatro-Jornal para alunos e professores e 1 apresentação do espetáculo "Valor de Troca", do Oficina de Teatro do Oprimido.


Segundo Gildemar Roberto Sales, um dos coordenadores do Projeto TO nas escolas , a parceria da FTO, com o projeto Semanas de Sociologia já vem de "longa data", marcada por uma militancia de ambos os grupos do que diz respeito a implantação das disciplinas de sociologia e filosofia no ensino médio.

"Contudo, a partir deste ano, a participação da FTO tem um carater diferente, marcada exatamente pelas atividades do Programa Universidade Sem Fronteiras, que possibilitará uma possibilidade de oferecer programas de capacitação para professores e alunos; o que ampliará as possibilidades de expressão e de intervenção na realidade de todos estes atores sociais" Comenta Sales.

Estudantes no pátio aguardando a apresentação

Nádia Burk, coordenadora do Projeto TO nas escolas comenta que a participação no Castaldi, teve um caráter exploratório, no sentido de divulgar os objetivos do Projeto entre professores e alunos e consolidar espaços para realização de atividades permanentes ao longo do segundo semestre de 2009.



Palestras Realizadas :
"Estudar pra que? Por que? Teatro na Educação
Débora Oliveira - Estagiária
"Teatro e Transformação Social"
Tiago Patrocínio - Estagiário
"Ideologia e Alienação"
Marcelo Bezerra de Menezes - Estagiário
"Quando nós fazemos a noticia - A experiência do Grupo Oficina de TO"
Ana Carolina Silva - Colaboradora
Paulo César Pires - Coordenador de Campo
"Mídia e Comunicação de Massa"
Ana Soranso - Estagiária
"Protagonismo Juvenil"
Josemar Lucas - Coolaborador
Oficina de Teatro Jornal
Glauco Garcia - Coordenador (recem formado)
Gildemar Roberto Sales - Coordenador (recem Formado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário